June 27, 2011

Muito interessante

Esta é algo complicada, so stay with me.

Neste vídeo, a Rachel (talvez pelo entusiasmo do momento) engana-se a dizer que está a haver uma votação para a aprovação de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Visit msnbc.com for breaking news, world news, and news about the economy

No entanto, e conforme ela percebe no meio, a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi precedida por uma lei onde se torna impossível processar por descriminação uma entidade religiosa que não realize casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Desta forma, o Senado do Estado de Nova York, não quis colocar as igrejas numa situação onde pudessem ser colocadas em tribunal por não celebrarem casamentos ente pessoas do mesmo sexo.

Até aqui tudo bem (de dizer que eu, por exemplo, estou totalmente de acordo com este tipo de ressalva- não se pode impor, a quem não ache que deva estar a casar pessoas por terem opinião diferente da sua, que estas pessoas tenham que casar as outras sob medo de serem processadas).

Mas o que me surpreendeu foram os valores da votação.

A favor da proposta de lei - 36 votos
Contra a proposta de lei - 26 votos

O que significa que 26 senadores em NY acreditam que a igreja não devia ter o direito por lei de descriminar pessoas que queiram casar pela igreja, mesmo que sejam pessoas do mesmo sexo.

Pergunto-me qual seria essa proporção à 20 anos atrás.